20190821_ECO_ESTUDO-BR_BLOG

Bancos de varejo vs demais gestoras – Desempenho dos fundos de renda fixa

A Economatica calcula a mediana do prêmio sobre o CDI de todos os fundos de renda fixa em períodos anuais (de 2013 até 2018), em 2019 até o dia 16 de agosto e em períodos de 12, 24, 36, 48 e 60 meses.

Para a amostra foram considerados todos os fundos de renda fixa conforme classificação ANBIMA e foram incluídos os fundos que estavam presentes em cada data, mesmo que hoje eles estejam encerrados.

Para a amostra de bancos de varejo foram considerados os seguintes players: Banco do Brasil, Bradesco, CEF, Itau Unibanco e Santander.

Um segundo corte foi feito com fundos exclusivos e não exclusivos conforme dados cadastrais dos fundos na ANBIMA.

Para o levantamento por número de cotistas consideramos a quantidade de cotistas no dia 16 de agosto de 2019.

Bancos de varejo vs demais gestoras

O gráfico abaixo mostra o desempenho de todos os fundos de renda fixa dos bancos de varejo com relação a todos os demais gestores e podemos verificar que em duas oportunidades (2013 e 2015) os bancos de varejo tiveram um desempenho melhor que os demais gestores. Em todas as demais amostras os fundos de bancos de varejo perdem para os demais gestores.

Os fundos de bancos de varejo na mediana só ultrapassam o CDI no ano de 2017.

Os demais gestores só perdem do CDI nos anos de 2013 e 2015.

Fundos de varejo exclusivos vs não exclusivos 

Este levantamento considera todos os fundos de bancos de varejo vs fundos exclusivos e nele podemos verificar que os fundos não exclusivos ganham do CDI somente no ano de 2017, mas perdem para os fundos exclusivos em todos os períodos da amostra.

Os fundos exclusivos na mediana perdem do CDI em três amostras (2013, 2015 e 2016).

Demais gestores – fundos exclusivos e não exclusivos

O levantamento mostra que a mediana do prêmio dos fundos não exclusivos, excluindo os bancos de varejo, perdem para o CDI em quatro das 12 amostras.

Os fundos exclusivos ganham do CDI em dez das doze amostras.

Fundos com mais de 500 cotistas

O levantamento considera fundos de renda fixa com mais de 500 cotistas no dia 16 de agosto de 2019 e mostra que os fundos dos bancos de varejo perdem para a mediana de todos os demais gestores e o prêmio é inferior a 95% do CDI em todas as amostras.

A mediana dos fundos dos demais gestores ganha do CDI em sete das doze amostras.

Todos os fundos de bancos de varejo vs demais gestores (exclusivos Vs não exclusivos)

A amostra abaixo considera todos os fundos de renda fixa presentes em cada período (amostra variável) e podemos verificar que na indústria com todas as amostras, os fundos exclusivos têm melhor desempenho que os fundos não exclusivos. Lembramos que a amostra considera todas as gestoras do mercado.

O levantamento foi efetuado com amostra variável já que o prêmio foi calculado em cada amostra com todos os fundos existentes em cada período, para isso a Economatica utiliza os fundos ativos e encerrados.

Se desejar fazer o mesmo levantamento para fundos multimercados ou renda variável e já é assinante da nossa plataforma entre em contato com nosso suporte 011 40813800 ou info@economatica.com.br que iremos auxiliá-lo na construção da planilha.

Se ainda não tem acesso a nossa plataforma solicite uma apresentação com a nossa equipe comercial pelos mesmos canais do suporte.


ESTUDOS RELACIONADOS

Gestores que mais ganharam cotistas no ano de 2019…

Com o Screening de fundos da Economatica é possível efetuar o levantamento...

Leia mais

7 de outubro de 2019 | Por Economatica

Fundos espelho na indústria de fundos – grandes…

A análise efetuada pela Economatica considera os seguintes critérios para determinar os...

Leia mais

30 de setembro de 2019 | Por Economatica

Estoque de debêntures na indústria de fundos cre…

Economatica calcula o estoque de debêntures que estão alocados na indústria de...

Leia mais

27 de setembro de 2019 | Por Economatica