A normativa da CVM (Comissão de Valores Imobiliários) permite que os gestores possam ocultar as posições alocadas nas carteiras dos fundos de ações por até três meses, isso com a devida autorização dada pela autarquia. Ver: OFÍCIO-CIRCULAR/CVM/SIN/Nº 03/ 2010 de 15 de Outubro de 2010:
www.cvm.gov.br/export/sites/cvm/legislacao/circ/sin/anexos/oc-sin-0310.pdf
Muitos fundos utilizam dessa prerrogativa e mantêm as carteiras fechadas durante esse período. A Economatica verifica que nos últimos três meses (setembro, outubro e novembro de 2016) existem pouco mais de 2.900 carteiras com posições fechadas amparadas pela normativa acima.
A Economatica avaliou todos os fundos da indústria exceto FIDCS, Fundos de Investimento Imobiliário, FIP’s e Off Shore.
No mês de novembro de 2016 foram monitorados 12.926 fundos dos quais 2.987 fundos têm carteiras fechadas, o que representa 23,11% da totalidade dos fundos.
Os fundos Multimercados Invest. no Exterior são os que têm a maior quantidade de fundos com posições fechadas. No mês de novembro/2016 dos 3.002 fundos dessa categoria 723 fundos estavam com as carteiras fechadas, o que representa 24,08% do total dos fundos dessa categoria.
Veja abaixo a lista com as 20 classificações ANBIMA com maior número de carteiras fechadas:
Dos 126 fundos de Ações Valor/Crescimento existentes no mercado 72 deles têm a carteira fechada no mês de novembro, o que representa 57,14% do total. A segunda categoria com maior percentual é o de ações livre com 45,55%.
As sete primeiras posições são de fundos de renda variável.
A primeira posição de multimercados é o de Multimercados Balanceados com 34,41% do total dos fundos escondidos do mercado.
Abaixo a lista das classificações ANBIMA com maior percentual de carteiras escondidas:
170 fundos do J Safra Asset Management de um total de 294 fundos têm as carteiras escondidas, o que representa 57,82% do total das carteiras da gestora com posições escondidas.
Das 20 gestoras com maior número de carteiras escondidas duas têm 100% das carteiras escondidas (Fator Adm e Spx Gestão de Recursos Ltda).
Abaixo a tabela com as 20 gestoras com maior número de carteiras fechadas no mês de novembro de 2016:
Muitos fundos mantêm as carteiras fechadas durante três meses, porém por algum motivo que a Economatica desconhece, muitos gestores ou administradoras têm as suas carteiras fechadas no mês de setembro e outubro/16, mas no mês de novembro estão com a carteira aberta.
Com a ferramenta de análise da indústria de fundos da Economatica é possível monitorar todas as carteiras que em teoria deveriam estar fechadas no mês de novembro de 2016, porém têm as suas componentes completamente abertas.
Abaixo a lista da quantidade de fundos por gestora que têm a carteira de novembro de 2016 aberta, mas com as carteiras de setembro e outubro fechadas.
Caso deseje personalizar um estudo e for usuário da nossa solução, entre em contato com nosso suporte pelo telefone 011 40813800 ou pelo e-mail info@economatica.com.br
Por Thatiane Oliveira A Oferta Pública Inicial (IPO) é o processo pelo...
Por Suelen Leal O mercado de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) tem se...
Por Suelen Leal Desde sua popularização em 2007, o mercado de BDRs...