Patrimônio de ETFs atinge seu menor valor em 2 anos em março de 2023, mas performance de alguns fundos chega a 50%: conheça os destaques e as maiores gestoras no Brasil

Exchange Traded Funds (ETFs) são fundos de índice que representam um conjunto de ativos negociados em bolsa e podem ser uma excelente alternativa na composição de uma carteira, permitindo aumentar a diversificação, montar hedge e se expor em mercados alternativos.

A Economatica compilou dados históricos de 85 ETFs ativos negociados na B3, com seus dados cadastrados junto à CVM.

No final de 2019, a soma do patrimônio desses fundos era de cerca de 24 bilhões de reais. Nos dois anos seguintes, houve um expressivo aumento dos patrimônios consolidados, com um crescimento de 34% em 2020 e 37% em 2021, chegando a patrimônios consolidados de 33 bilhões e 45 bilhões, respectivamente.
O mês de outubro de 2021 apresentou o maior patrimônio consolidado, atingindo o valor máximo nos últimos 2 anos de 50 bilhões de reais. Entretanto, em 20 de março de 2023, o patrimônio consolidado é de 33 bilhões de reais, o menor ponto nos últimos dois anos.

Apesar da expressiva queda no patrimônio dos ETFs, a quantidade de cotistas permanece relativamente estável após o “boom” observado de 2019 até o início de 2022, onde atingiu seu máximo de 850 mil cotistas. Atualmente, o total de cotistas é de 800 mil.
Em março de 2023 (até 22/03), o ETF que obteve melhor desempenho foi o BITI11, que replica a performance do Bitcoin em dólares e é gerido pelo Itau Asset Management, com alta de 21,8%.

Em segundo lugar, temos o BITH11, também vinculado à performance do Bitcoin, mas em reais. Na tabela abaixo, encontram-se os 10 melhores ETFs de março e suas respectivas gestoras.
Já ano de 2023 (até 22/03), vários ETFs vinculados ao Bitcoin apresentaram desempenhos acima dos 50%, como o BITI11, BITH11 e QBTC11. Na tabela abaixo, encontram-se os 10 melhores ETFs de 2023 e suas respectivas gestoras.
Se somarmos os patrimônios dos ETFs negociados na B3 (desconsiderando os demais tipos de fundos e os ETFs negociados BM&F), temos o ranking das maiores gestoras atuantes no país.
Em destaque, a Blackrock possui 18 bilhões de patrimônio somado dos ETFs. Somente o BOVA11 possui aproximadamente 13 bilhões de patrimônio e o IVVB11, 3 bilhões. Em seguida, temos o Itau Asset, XP Allocation, Hashdex, BB Asset e Bram – Bradesco Asset, todos com mais de 1 bilhão de reais consolidando o patrimônio dos ETFs.
Caso deseje personalizar o estudo e seja usuário da nossa solução, entre em contato com nosso suporte pelo telefone (11) 4081-3800 ou pelo e-mail info@economatica.com.br para que
possamos lhe auxiliar na elaboração do seu estudo, conforme suas necessidades. Se ainda não for usuário da nossa plataforma, solicite-nos um trial.





ESTUDOS RELACIONADOS

Do Lançamento ao Mercado: O Desempenho das Empres…

Por Thatiane Oliveira A Oferta Pública Inicial (IPO) é o processo pelo...

Leia mais

1 de abril de 2025 | Por Economatica

Evolução da Performance do Índice BDRX (2010 &#…

Por Suelen Leal O mercado de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) tem se...

Leia mais

6 de março de 2025 | Por Economatica

Evolução dos BDRs no Brasil: Desempenho, Setores…

Por Suelen Leal Desde sua popularização em 2007, o mercado de BDRs...

Leia mais

27 de fevereiro de 2025 | Por Economatica

Copyright © 2025 Economatica. Todos os direitos reservados.

As informações aqui apresentadas não constituem ou devem ser interpretadas como recomendações para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários, ou ainda, qualquer recomendação de investimento. As informações disponibilizadas não são fornecidas em tempo real e não serão atualizadas a qualquer momento após sua apresentação. Você não deve utilizar as informações como substituto de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar qualquer decisão de investimento ou negócio. O conteúdo é propriedade intelectual da Economatica Software de Apoio a Investidores LTDA. A sua reprodução, publicação ou distribuição, no todo ou em parte, apenas é permitida quando acompanhada da indicação expressa da origem como “Conteúdo de propriedade da Economatica, plataforma de informações financeiras", cujos dizeres devem estar claramente visíveis em todas as veiculações. A violação de propriedade intelectual está sujeita às medidas legais cabíveis no âmbito administrativo, cível e criminal. Agradecemos a sua atenção e colaboração.