Raio-X do desempenho dos Fundos Imobiliários


Esta análise foi elaborada com dados dos Fundos Imobiliários compilados pela plataforma da Economatica. Com esses dados, em novembro de 2022, é possível verificar que:

· Apenas o segmento de Lajes tem desempenho negativo no ano (-9,3%);

· Entre os 5 FII mais líquidos, apenas o KNCR11 (+14,2%) supera o rendimento acumulado do CDI (12,0%);

· A mediana do Preço/Lucro dos FII integrantes do IFIX foi 9,3.

Desempenho dos Fundos por Segmentos de Atuação

O gráfico abaixo mostra a evolução do retorno dos FII por foco de atuação, desde o início do ano de 2022.

Até novembro de 2022, o retorno acumulado dos principais segmentos de Fundos Imobiliários varia entre o melhor desempenho de Shopping (+10,9%) até o pior desempenho de Lajes Corporativas (-9,3%). Lajes foi o único segmento com desempenho negativo.

Os segmentos que possuem retornos acumulados no ano são: Renda Urbana (+9,8%), Híbrido (+8,6%), Agências (+8,4%), Recebíveis (+5,1%), Fundos de Fundos (+4,6%), Logística (+4,0%), Agro (+1,1%) e Desenvolvimento (+0,3%).

Retorno dos segmentos do IFIX em 2022 Fone: Economatica

Desempenho dos 5 FII mais Líquidos

Uma análise do desempenho dos 5 fundos imobiliários com maiores volumes de negociação da B3 nos últimos 12 meses mostra que apenas um possui desempenho superior ao CDI.

Os 5 FII são de papel, nesta ordem: KNIP11, KNCR11, HCTR11, IRDM11 e CPTS11.

Com base no gráfico a seguir, em base 100, nota-se que apenas o KNCR11 (+14%) teve desempenho consistente e superior ao CDI (+12%). O próprio Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) teve desempenho superior até o 11º mês, perdendo força em out/22.

O pior desempenho foi do CPTS11, o FII mais volátil desse período, que depois de forte queda em abr/22, teve uma recuperação, mas terminou o período com queda de -2% em relação ao preço inicial.

Desempenho dos TOP5 Fundos Imobiliários mais Líquidos – Nov/2022 Fonte: Economatica

Preço/Lucro dos Fundos por Segmentos de Atuação

Em novembro de 2022, a mediana do índice Preço/Lucro (financeiro) de todos os segmentos de Fundos Imobiliários da B3 chegou a 9,3, ante 10,5 do final de 2021.

No final de 2021, o segmento com maior P/L era Shoppings (17,4), seguido de Residencial (17,2). Em nov/22, o segmento Residencial já tem o segundo menor P/L (8,3), atrás apenas do segmento de Agências (8,1).

A maioria dos segmentos possui P/L em nov/22 menor do que em dez/21, a exceção é o segmento de Hospital, que no final do ano passado tinha P/L de 10,2 e agora tem 11,3.

Mediana do Preço/Lucro dos Segmentos de Fundos Imobiliários Fonte: Economatica

TOP 10 de FII mais Baratos por P/VPA

No final de novembro de 2022, o TOP 10 de FII integrantes do IFIX que possuíam os menores índices Preço/Valor Patrimonial (P/VPA) era liderado pelo CARE11, um fundo de Lajes Corporativas, cuja cotação equivalia a 0,39 vezes o seu valor patrimonial.

A segunda posição era do XPPR11, um FII híbrido, cujo preço equivalia a apenas 0,48 vezes o seu valor patrimonial. O terceiro FII mais barato por esse critério dentro do IFIX era o TORD11, com P/VPA de 0,52 vezes.

TOP 10 Fundos Imobiliários com Menores P/VPA em Nov/2022 Fonte: Economatica

TOP 10 de FII mais Rentáveis por Dividend Yield

Nesta análise foram considerados apenas fundos que pagaram dividendos em todos os últimos 3 anos.

O TOP 10 de Fundos Imobiliários que possuíam os maiores rendimentos de dividendos (dividend yield) nos últimos 12 meses era liderado pelo OUJP11, um fundo de papel, com DY de 17,5%. Sua mediana nos últimos 3 anos é de 9,2%.

A segunda posição foi do RBOP11, um fundo de renda, cujo DY mais recente é de 17,2%, contra uma mediana de 8,9% nos últimos 3 anos.

O terceiro FII com melhor rendimento de dividendos foi o BBFI11B, um FII de renda, com DY de 16,5%, contra uma mediana de 11,6% nos últimos 3 anos.

TOP 10 Fundos Imobiliários com Maiores Dividend Yield em 12 meses – Nov/2022 Fonte: Economatica
Caso deseje personalizar um estudo próprio e seja usuário da nossa solução, entre em contato o com nosso suporte pelo telefone (11) 4081-3800 ou pelo e-mail info@economatica.com.br para que possamos lhe auxiliar. Se ainda não for usuário da nossa plataforma, solicite um trial para conhecê-la.





ESTUDOS RELACIONADOS

Do Lançamento ao Mercado: O Desempenho das Empres…

Por Thatiane Oliveira A Oferta Pública Inicial (IPO) é o processo pelo...

Leia mais

1 de abril de 2025 | Por Economatica

Evolução da Performance do Índice BDRX (2010 &#…

Por Suelen Leal O mercado de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) tem se...

Leia mais

6 de março de 2025 | Por Economatica

Evolução dos BDRs no Brasil: Desempenho, Setores…

Por Suelen Leal Desde sua popularização em 2007, o mercado de BDRs...

Leia mais

27 de fevereiro de 2025 | Por Economatica

Copyright © 2025 Economatica. Todos os direitos reservados.

As informações aqui apresentadas não constituem ou devem ser interpretadas como recomendações para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou valores mobiliários, ou ainda, qualquer recomendação de investimento. As informações disponibilizadas não são fornecidas em tempo real e não serão atualizadas a qualquer momento após sua apresentação. Você não deve utilizar as informações como substituto de suas habilidades, julgamento e experiência ao tomar qualquer decisão de investimento ou negócio. O conteúdo é propriedade intelectual da Economatica Software de Apoio a Investidores LTDA. A sua reprodução, publicação ou distribuição, no todo ou em parte, apenas é permitida quando acompanhada da indicação expressa da origem como “Conteúdo de propriedade da Economatica, plataforma de informações financeiras", cujos dizeres devem estar claramente visíveis em todas as veiculações. A violação de propriedade intelectual está sujeita às medidas legais cabíveis no âmbito administrativo, cível e criminal. Agradecemos a sua atenção e colaboração.